Skip to content

EVARISTO DE MIRANDA

  • Sobre o Autor
    • EVARISTO DE MIRANDA – CURRÍCULOS
    • EVARISTO DE MIRANDA – FOTOS
    • Contato
    • Participação em mestrados e doutorados
    • Consultorias, Conselhos e Comissões
    • Prêmios, condecorações e homenagens
  • Livros
  • Capítulos em Livros
  • Artigos
  • Vídeos
  • Outras Produções

EVARISTO DE MIRANDA – CURRÍCULOS

Currículos resumidos

Curriculum in english

Curriculum en français

Curriculum en castellano

Currículo Lattes

Currículo na Wikipedia em português

Currículo na Wikipedia em francês

LinkedIn

Skip to footer

EVARISTO DE MIRANDA tem mestrado e doutorado em Ecologia pela Universidade de Montpellier (França). Em seu doutorado pesquisou as relações entre desequilíbrios ecológicos e agrícolas na região semiárida de Maradi, no Níger (África), Dessa experiência resultou a obra “A geografia da pele – um brasileiro imerso na África profunda“. Em 1980, ingressou como pesquisador na Embrapa Semiárido, em Petrolina. Implantou e dirigiu três Centros Nacionais de Pesquisa na Embrapa. Foi pesquisador da Embrapa por 43 anos. Casado com a jornalista Liana John. Aposentou-se no início de 2023.

Foi professor do Instituto de Botânica da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP). Membro de várias sociedades científicas, atuou como consultor da ONU na Conferência Mundial sobre Meio Ambiente, a Rio-92.

Com mais de mil e quatrocentos artigos científicos e de divulgação publicados no Brasil e exterior, Evaristo de Miranda é autor e co-autor de 56 livros publicados em português, inglês, francês, italiano, espanhol, árabe e mandarim.

Iniciou sua carreira[1] como escritor sobre temas de humanidade com a publicação dos livros “Água, Sopro e Luz” (1995), “Agora e na Hora” (1996), “Corpo Território do Sagrado” (2000) e “Sábios Fariseus” (2001), traduzidos na Itália e na França. Mais recentemente publicou “O Íntimo e o Infinito”, “300 razões para batizar”, “Vai entender esses católicos”, “Bíblia – história, curiosidades e contradições” e “O Senhor Bom Jesus de Monte Alegre do Sul”. Dentre seus livros da área de ecologia e agricultura, destacam-se “Tons de Verde: a sustentabilidade da agricultura no Brasil (2018), “Agropecuária no Brasil – Uma Síntese (2017)”, “Rios do Brasil (2018)”, “Agricultura no Brasil no Século XXI” (2013), “Caubóis do Pantanal (2013)”, “A Arte do Olhar – Mata Atlântica (2012)”, “Jaguar” (2010) e “Jardins Botânicos do Brasil” (2009), “Natureza Brasileira em Detalhe (2006)” e “A Ecologia (1995)”.

Sua produção científica e literária é polivalente, aborda temas como a fauna selvagem[2] e doméstica[3][4]; os ecossistemas brasileiros[5][6] e sua história[7][8]; a cartografia[9] [10] e o monitoramento da vegetação[11][12] e do meio ambiente por satélite[13], voltados para a gestão territorial da agricultura[14]. Trata também de temas filosóficos [15] e de espiritualidade[16] [17].

Por oito anos apresentou um quadro no programa semanal Caminhos da Roça da EPTV-Globo.  É comentarista de agricultura na Rede Bandeirantes de Rádio e Televisão, na BandNews, no Canal Agro Mais e no Canal Terra Viva. Apresenta o programa semanal Brasil Verde sobre a sustentabilidade da agropecuária no Canal Agro Mais. Foi comentarista do Jornal da Rede de Televisão Século XXI. Publica  regularmente em jornais e revistas como National Geographic, ECO 21, AgroDBO, A Lavoura, Animal Business Brasil, Jornal da Universidade, A Tribuna, Agroanalysis, O Estado de S. Paulo, Revista Opiniões e Revista Oeste.

Proudly powered by WordPress | Theme: Yocto by Humble Themes.